26 de julho

GDF - Administrações Regionais
21/03/19 às 19h42 - Atualizado em 21/03/19 às 19h42

Semana de Orientação Ambiental em Brazlândia

COMPARTILHAR

 

 

 

 

A Administraçao Regional de Brazlândia e Órgãos promovem ação de conscientização ambiental em Brazlândia, a ideia é mudar a consciência da população em relação à cultura de descarte de entulhos em frente às residências.

Com o objetivo de levar à população o conhecimento necessário sobre a destinação de resíduos, como entulho e podas, a Administração Regional de Brazlândia, com o apoio do DF Legal – Agência de Fiscalização, do SLU e da Vigilância Ambiental promovem ação conjunta, de 22 a 29 de março, em Brazlândia. A abertura e lançamento da ação será no estacionamento da Administração Regional de Brazlândia, nesta sexta-feira (22), às 10h.  A ideia é mudar consciência da população em relação à forte cultura de descarte  de resíduos em frente às residências, o que sobrecarrega a Administração Regional e impossibilita que outras ações sejam realizadas para a comunidade. 

A responsabilidade pela destinação de todo e qualquer tipo de resíduos é do cidadão gerador. Portanto, se você gera resíduos, deve observar os dias e horários da coleta convencional e seletiva, deve levar seu entulho gerado a um Papa-Entulho próximo e deve destinar os outros tipos de resíduos, de acordo com a orientação do SLU.

Durante a próxima semana, os órgãos atuarão em conjunto para realizar ações de conscientização ambiental, de casa em casa, com a distribuição de panfletos e orientações sobre o descarte correto de lixos, podas e resíduos de obras. Ainda serão realizadas palestras sobre coleta seletiva e combate à dengue, mutirão limpeza nas quadras, utilização adequada do Papa-Entulho.

O DF Legal entende que capacitar o gerador (população) em relação às suas responsabilidades intrínsecas é muito mais importante que aplicar as penalidades previstas em lei para as irregularidades encontradas. 

Multas aplicáveis para descarte irregular de resíduos

Você será multado se colocar lixo (resíduos) fora dos horários da coleta, em área pública, em terrenos edificados ou não; se sujar vias e logradouros públicas com podas; se depositar entulho (resíduo de obras) em local não autorizado; se queimar lixo; se os recipientes para o lixo estiverem inadequados para o armazenamento, sujos e fora do local apropriado; e se deixar lote vazio (não edificado) sem a manutenção da limpeza.

A multa varia de R$ 84,31 a R$ 210.800,00, dependendo da gravidade e da quantidade de lixo disposto inadequadamente.

Confira a programação:

22/3 – 10h – Abertura na Administração Regional de Brazlândia 

23/3 – 8h –  Ação de limpeza do lago veredinha 

25/3 – 10h –  Palestra de orientação ambiental na administração de Brazlândia 

26/3 – Início da limpeza e orientação no Setor Tradicional e Setor Veredas 

26/3 – 15h –  Palestra Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva na Administração de Brazlândia

27/3 – Limpeza e Orientação no Setor Norte e Setor Sul

28/3 – Limpeza e orientação na Vila São José

28/3 – 15h – Palestra Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva no Auditório Incra 8

29/3 – Limpeza e orientação no Incra 8.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros