13 de abril

GDF - Administrações Regionais
12/10/19 às 12h58 - Atualizado em 12/10/19 às 12h58

Estudante de Brazlândia é semifinalista na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que ocorre em todo o Brasil.

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

A estudante do 8º ano do Centro Educacional 02 de Brazlândia, Giovanna Safira Alves do Vale Yuzuki, 13 anos, é semifinalista na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, “Escrevendo o Futuro”, que ocorre em todo o Brasil. Giovanna foi à única representante de Brazlândia a ser classificada. No dia 23 de outubro a aluna juntamente com a professora Aline Paula Kriiger de Miranda Dantas, viajarão a São Paulo (SP), para receberem a premiação, além de participarem de uma oficina de escrita. Todas as despesas serão pagas pela Secretária de Educação do Distrito Federal (SES/DF). O texto da estudante foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, após passar por todas as etapas, foi selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o país.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Giovana está concorrendo no gênero Crônica com o título “O Concorrente da Lua”.

Na manhã desta sexta-feira (11) o administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, e a Chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento, Waldinéia Carvalho, parabenizaram a estudante e a professora pela dedicação e empenho, fato que mostra o trabalho desenvolvido pelas escolas de Brazlândia.

De acordo com Jesiel Rosa, a seleção da estudante valoriza o ensino de nossa cidade. “Para a aluna é um marco importante em sua jornada acadêmica e um mundo de possibilidades que se abre como viagens, apoios, propostas e escolas. Para os pais representa um orgulho pessoal por ver a filha sendo destaque no Distrito Federal. Para as professoras é um sentimento de gratificação ver seus alunos serem premiados, pois também se sentem parte do sucesso”, pontuou Jesiel.

Para a estudante Giovanna nada é impossível se houver dedicação. “É importante saber que sou capaz de algo tão grandioso como essa olimpíada. Essa conquista é a prova que a determinação supera qualquer dificuldade”, comemora.

Segundo a professora Alline Paula, essa classificação traz motivação aos outros estudantes e professores, demonstrando que nessa comunidade escolar sempre há jovens engajados e comprometidos com a educação. “A temática proposta pelas Olimpíadas “O lugar onde vivo”, também permite que o aluno se volte para sua própria realidade, conhecendo melhor sua cidade”, frisa a professora.

Concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. É uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Um pequeno trecho da crônica escrita pela aluna Giovanna.

“Antes de alcançar esse ponto de vista, considerava o frio como o melhor clima, porque, ao sentir frio, bastaria cobrir-me, mas e quem sente frio e não tem cobertor? Quando me coloco no lugar dessas pessoas, o frio parece ser desagradável, e, se não me coloco, sou tão fria quanto o clima”.

Toda equipe da Administração Regional de Brazlândia parabeniza Giovana Safira e a professora Alline Paula!

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros