21 de outubro

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17/04/20 às 12h57 - Atualizado em 17/04/20 às 13h00

Iges-DF lança telemedicina para o combate à Covid-19

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AGÊNCIA BRASÍLIA *

Para fortalecer ainda mais o combate ao novo coronavírus, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) lançou o Projeto de Telemedicina. A iniciativa, que começou a funcionar nesta semana, proporciona aos médicos que estão atuando no combate à Covid-19 o apoio direto de especialistas nas áreas de cardiologia, clínica médica, infectologia, pneumologia e terapia intensiva.Com a inovação, profissionais das unidades de pronto atendimento (UPAs), do Hospital de Base (HB) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) podem trocar o conhecimento com especialistas por intermédio de videoconferências na modalidade de interconsulta. Esse apoio matricial, estruturado pela equipe da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa, foi pensado em razão do avanço da pandemia e do cenário dinâmico vivenciado pelos profissionais de saúde.

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“Esse é mais um avanço que vai dar suporte aos nossos profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19 e precisam de apoio de especialistas plenamente capacitados para fornecer orientações sobre o tratamento mais adequado dos pacientes”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Sérgio Costa.

Ele lembrou que, no início deste mês, o Iges-DF lançou a plataforma online EaD IGESDF Especial Covid-19, que já conta com mais de 1,2 mil inscritos. A ferramenta oferece vídeos, cursos e treinamentos em ambiente virtual não apenas para capacitar profissionais da saúde, mas também para educar a população frente à pandemia.

Além do enfrentamento à Covid-19, especialistas da telemedicina começaram a prestar suporte aos médicos que precisam de apoio para casos atrelados a outras enfermidades. “As especialidades de infectologia e pneumologia são mais voltadas para dar suporte ao atendimento da Covid-19”, explicou o diretor de Inovação, Pesquisa e Ensino, Everton Macêdo.

Infraestrutura

O projeto conta com uma central de telemedicina, montada no Hospital de Base, com painéis para monitoramento em tempo real, conectividade em alta velocidade, internet wi-fi e notebooks equipados para videoconferência em alta resolução, além de telefone VOIP exclusivo.

No Pronto Socorro do HRSM e em cada uma das UPAs há ponto de telemedicina com um notebook equipado para videoconferência em alta resolução, conectividade, internet wi-fi e telefone VOIP exclusivo.

A telemedicina fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis. O serviço recebe apoio de mais especialistas para que o horário de atendimento seja ampliado.

* Com informações do Iges-DF

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