21 de outubro

GDF - Administrações Regionais
5/05/20 às 9h31 - Atualizado em 30/05/20 às 11h14

Duplicação da BR 080: Agora vai!

COMPARTILHAR

Notícia boa:

Por: Samuel Barbosa

Um sonho antigo da comunidade de Brazlândia deu mais um importante passo para realização, a duplicação da BR-080/DF – via que liga Brazlândia a Taguatinga e vice e versa. No Diário Oficial da União (DOU) do dia 03 de março de 2020 foi publicado o edital de licitação para contratação de empresa para Elaboração de Projetos Básicos e Executivos de Engenharia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT) assinará, em poucos dias,  um protocolo de intenções com o Governo do Distrito Federal (GDF), com a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Como uma parte do trecho da rodovia na capital é de responsabilidade do DNIT, assim que o projeto for concluído, será necessária a assinatura de um convênio onde o órgão federal doará o projeto e delegará o gerenciamento da obra ao DER/DF, que ficará responsável para viabilizar as licenças ambientais e a execução da obra de duplicação da via até Brazlândia.

A estrada, também conhecida como “BR do Medo” ou “BR da Morte”, é a única que não é duplicada no Distrito Federal e detém um fluxo intenso e contínuo com muitos carros pesados na via, como por exemplo, os caminhões de cargas. O trânsito de veículos pode chegar a 12 mil/dia, dependendo do trecho e o movimento aumenta de forma expressiva nos finais de semana, uma vez que Brazlândia é atualmente o maior pólo de turismo rural do Distrito Federal. Obviamente tudo isso contribui para o grande número de acidentes graves e fatais.

A assessoria do deputado Iolando Almeida (PSC) informou à nossa reportagem que o parlamentar já tem conversado com os deputados da Bancada Federal que representam o DF, para que assim que o projeto for concluído e liberado seja viabilizada emendas parlamentares necessárias para a execução da obra. “Nossa batalha para acabarmos com a "rodovia da morte", transformando-a em Rodovia da Vida, continua! Não vamos descansar enquanto esse sonho não se tornar realidade”, comemorou em sua rede social o deputado Iolando Almeida.

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros