28 de setembro

GDF - Administrações Regionais
23/10/20 às 16h26 - Atualizado em 23/10/20 às 16h41

Ônibus da Mulher atende 145 mulheres em Brazlândia

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

Fotos: Israel Pinheiro

Nesta sexta-feira (23) o Ônibus da Mulher, unidade móvel itinerante da Secretaria da Mulher, esteve em Brazlândia, no estacionamento do Hospital Regional da cidade. O serviço faz parte da campanha Outubro Rosa, ação do GDF na prevenção e no combate ao câncer de mama.

Mais de 145 mulheres foram atendidas no consultório itinerante e foram orientadas quanto a prevenção ao câncer de mama e a importância do autoexame. Ainda receberam auxílio sobre o possível encaminhamento para a rede pública de saúde, como também foi ofertado à elas acolhimento e orientação sobre os direitos da mulher, realizados pela equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal, inclusive oferecendo informações de onde e como procurar ajuda no caso de violência doméstica.

   

De acordo com a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, essa aproximação do poder público com a população, aliada a prevenção do câncer de mama, são algumas das forças motrizes do projeto. “Estamos falando de um tipo de câncer que tem uma chance de cura altíssima, mais de 95%, quando diagnosticado de forma precoce. Além disso é uma oportunidade de trazer essa unidade móvel e os nossos servidores para acolher e orientar as mulheres de forma geral e identificar situações de violência”, frisou Erika.

A ação foi realizada pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com a administração de Brazlândia, Secretaria de Saúde e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

As mulheres que não conseguiram atendimentos na unidade itinerante, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua casa.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros