30 de novembro

GDF - Administrações Regionais
15/07/21 às 11h19 - Atualizado em 15/07/21 às 13h34

Calçada interna da Orla do Lago Veredinha está sendo trocada. Calçamento com Pedras portuguesas será restaurado.

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa 

Fotos: Israel Pìnheiro

Após a revitalização de toda a Orla do Lago Veredinha, em Brazlândia, onde os equipamentos públicos foram recuperados, como: troca do asfalto da rua do lago, quadra de vôley e futsal, pista de skate parque, campo de areia, parquinho infantil, entre outras ações. Agora chegou a vez da troca das calçadas que circundam toda a Orla.

A troca do calçamento é demandada pela comunidade, principalmente, pelos moradores que usam a orla para a prática de exercícios físicos e pelos professores de educação física que treinam seus alunos, pois o piso está, em toda sua extensão, irregular com rachaduras e ondulações e não tem acessibilidade, o que pode provocar acidentes aos frequentadores, principalmente, os idosos e pessoas com necessidades especiais.

As obras do calçamento interno, já estão bem adiantadas e está executadas pela empresa Construteq Construções, contratada pela Novacap, que tem um prazo aproximado de noventa dias para a conclusão dos serviços. No total, serão trocados aproximadamente 3.806 metros de calçadas com piso em concreto semi-polido com larguras aproximadas de 2 metros, no valor de R$ 1.109,878,89.

Calçadas de Pedras

Em visita à cidade, no último dia 13/07, em companhia do secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, e do administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, o governador em exercício, Paco Brito, disse que já está em trâmite o procedimento para que a calçada de pedra portuguesa, que circunda a parte externa da orla, seja totalmente restaurada. O calçamento que foi todo desenhado pelo artista plástico Francisco Galeno e implantado na década de 1990, será restaurada e com a supervisão do próprio artista garantindo o projeto original e será declarada como patrimônio cultural da cidade.

Para ser reconhecido patrimônio, o processo será apresentado como pauta na próxima reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac), com previsão par acontecer em 21 de julho, para apreciação dos conselheiros e posterior processo de tombamento.

Desde a construção, a calçada nunca tinha passado por manutenção. Esta será a primeira vez que a calçada será restaurada e tombada, garantindo assim, a permanência artística da obra no local.

*Nós, da administração de Brazlândia, estremos acompanhando todo processo de restauração e informando aos moradores, aqui na nossa página.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros