28 de setembro

GDF - Administrações Regionais
13/09/21 às 15h39 - Atualizado em 13/09/21 às 15h40

A Feira do Morango 2021 de Brasília foi um sucesso!

COMPARTILHAR

Texto: Samuel Barbosa

Fotos: Israel pinheiro e Sheyla Martins

Assim definiram os produtores, artesãos, floristas, comerciantes e uma infinidade de trabalhadores e seguimentos que expuseram seus produtos aos mais de 100 mil visitantes que foram a 25ª Feira do Morango de Brasília.

A Festa do Morango, realizada na Arcag, em Brazlândia, este ano teve o formato de feira devido a pandemia do novo Corona vírus. É um dos eventos mais importantes do DF para a agricultura local, pois fomenta a economia no período de grande safra, além de gerar mais empregos e renda para a região e valorizar a produção que, segundo a Emater/DF, concentra cerca de 95% dos produtores de morango.

Para os visitantes tudo estava muito organizado e aconchegante. A estrutura montada foi diferenciada com medidas sanitárias de prevenção à pandemia do novo coronavírus e preparada especialmente para receber as famílias, as quais já contam com essa festa tradicional, para proveito das delícias dispostas com o morango e exibidas nas vitrines. Tortas, geleias, doces, licores, bolos, cremes, morango no espetinho, pavês, mousses, cheese cakes, milkshakes à base de morango e uma novidade, o chopp de morango. Tudo para aguçar o paladar dos visitantes!

Quem veio à festa encontrou ainda uma infinidade de exposições de artesanatos, floricultura, fazendinha, salão da agricultura familiar, exposição agrícola, parque de diversão, concursos de culinária, além da Morangolândia, onde os visitantes puderam comprar a fruta in natura direto do produtor.

Rainha do Morango de Brasília 2021

Desfile de beleza na passarela do morango, charme e exuberância para decisão do júri, cujo integrantes foram compostos por convidadas ilustres da cidade. Com uma torcida animada e calorosa, as vencedoras do concurso da Rainha, Princesa e Miss Simpatia do Morango de 2021 foram escolhidas.

A Rainha do Morango 2021 foi Amanda de Araújo Batista. Ela tem 22 anos e é estudante de biomedicina. Ela se destacou na beleza e charme durante o seu desfile. A faixa de Primeira Princesa do Morango ficou com Júlia de Souza Oliveira, de 19 anos que é estudante de licenciatura em dança. Já o título de Segunda Princesa do Morango foi para Letícia Maressa Ramos Morais, de 22 anos, que é filha de produtor do morango de Brazlândia. A Miss simpatia escolhida foi Luana Gabriela Ferreira Gomes. Ela tem 18 anos e estuda farmácia.

Florabraz

No pavilhão da Florabraz trinta produtores atendidos pela Emater-DF expuseram seus cultivos, onde foi possível encontrar flores, plantas ornamentais, mudas de temperos, hortaliças e até árvores frutíferas, deixando um ambiente totalmente florido e bastante atrativo para os amantes das flores de decoração. O espaço da Florabraz já virou tradição na feira do morango.

Concurso de Receitas

Valorizando a criatividade dos agricultores e com apoio da Administração de Brazlândia, o tradicional Concurso de Receitas com Morangos, promovido pela Emater-DF e em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), chegou a sua 16ª edição e contou com cinco grupos de produtores rurais da região local, os quais participaram da competição. O resultado foi o seguinte:

– 1º Lugar: Tirinhas de Tapioca Amorangada com Lombo, Catupiry e Parmesão. Produtores: Eliza Dourado dos Santos e Lindaura Carvalho da Silva.

– 2º Lugar: Rocambole de Carne Moída com Geleia de Morango Picante.

Produtores: Marileuza Rodrigues Cardoso e Gilberto Primo Cardoso.

– 3º Lugar: Torta de Morango.

Produtores: Raimundo Nonato Trindade e Ana Paula da Silva Marinho.

Palestras e seminários

A Emater trouxe parcerias e promoveu palestras e seminários que foram realizadas durante o evento. No auditório, na sede da Arcag, engenheiro agrônomo, com experiência, fez orientações para os agricultores. Os temas apresentados foram: sucessão familiar; jardins multifuncionais; agricultura de precisão – o uso de drones na agricultura; máquinas agrícolas para a produção familiar; boas práticas agrícolas e embalagens para o morango.

Apresentação cultural

Por ocasião da pandemia, este ano não foi possível realizar grandes shows, mas o evento contou com a participação de alguns artistas locais. Eles se apresentaram em diversos palcos espalhados estrategicamente, afim de evitar aglomerações e fizeram seus espetáculos com um musical diferenciado deixando um ambiente sonoramente descontraído.

Chopp de Morango – Novidade da Feira

Uma das novidades, preparada exclusivamente para a Feira do Morango deste ano, foi o chopp de morango. A cervejaria Gont's criou o chopp com base na bebida American lager, 4,6% de álcool. Além da inovação da bebida, a cervejaria também conta com 8 tipos de chop, da Pielsen a encorpora IPA. A fábrica fica em Brazlândia, no INCRA 06. E quanto a novidade trazida, foi aprovadíssima pelos visitantes, sucesso total!

Jesiel Rosa, administrador de Brazlândia, falou da importância do evento para a cidade. “O desenvolvimento, a visibilidade da produção e a geração de empregos e renda são os principais benefícios da realização da feira. Outras ações importantes também são a garantia do fortalecimento da cultura do morango e do turismo rural e gastronômico”, frisou o chefe do executivo local.


O deputado Iolando Almeida (PSC), que destinou emenda parlamentar para o evento, disse que a região de Brazlândia é muito boa para produção agrícola de morango do Distrito Federal. “Como Brazlândia é a Capital do Morango, nesta época da grande produção e tendo a Feira para escoar ainda mais a produção, faz com que a cidade cresça economicamente gerando mais empregos e renda para os produtores e moradores da região”, comemorou o parlamentar. O distrital que defende a bandeira dos deficientes e a geração de empregos no Distrito Federal, estima um crescimento ainda da feira para os próximos anos, expandindo, inclusive, para fora do DF.

Para o produtor, Valfredo Pereira de Oliveira, proprietário da chácara Belmonte, o sucesso da feira foi garantido. “tive que colocar duas equipes para dar conta de atender ao público. Enquanto uma equipe colhia o morango na propriedade, outra atendia o público na feira”. Valfredo agradeceu a Administração de Brazlândia e Emater pelo apoio incondicional. “O trabalho da administração em prol do melhoramento dos espaços públicos da cidade está atraindo turistas para a região. Isso faz toda a diferença”, destacou Valfredo.

Com acesso livre, a Feira do Morango foi realizada no espaço da Associação Rural Cultural do Alexandre Gusmão (ARCAG), no Incra 6, em Brazlândia, nos dias: 3,4,5,6,7 e 10, 11 e 12), das 10h às 22h. O evento foi organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e secretarias de Turismo e de Agricultura.

A feira recebeu aproximadamente 100 mil pessoas e contou com a presença de diversas autoridades como o deputado Iolando Alemida (PSC), secretários de Estado do Governo do Distrito Federal (GDF) o embaixador do Japão, senhor, Akira Yamada, que ficou encantado com a organização do evento. Outra personalidade foi o Ministro Conselheiro da Embaixada do Zimbabwe, senhor Kossam Mupezeni, que convidou os organizadores da feira para conhecer seu país.

                    

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros